Pixabay
Echo Dot de 3ª geração, smart speaker da Amazon. (Pixabay)

Internet

'Alexa, meu tio morreu': a verdade por trás do meme viral

Respostas personalizadas são opções do próprio usuário e mostram que insensibilidade não é padrão da assistente virtual

por Vitória Silva | sex, 28/05/2021 - 12:41

Um viral envolvendo a assistente virtual dos produtos Amazon, Alexa, agitou as redes sociais na última semana. Após um usuário do TikTok compartilhar vídeo onde a amiga eletrônica faz uma piada pesada envolvendo a morte do tio do rapaz, as imagens se tornaram um meme na web e fizeram fama de “grossa” e “insensível” entre os internautas. No vídeo, o dono do produto diz à caixa de som, sua Echo Dot, que o seu tio morreu e então, a assistente pergunta se uma piada ajudaria. Ao responder que sim, Alexa faz uma piada clássica de toc-toc: “Quem é?”, “Não é o seu tio”. No entanto, apesar de engraçado, a mensagem não passa de um truque.

Confira o vídeo que deu origem ao meme:

Por trás do viral:

A piada não é uma resposta padrão da Alexa, ela foi ensinada a responder daquela forma. É possível personalizar respostas quando se trata da assistente virtual. A resposta padrão seria “sinto muito pela sua perda”.

"Esse vídeo não representa uma resposta padrão da Alexa. Clientes podem personalizar reações, criando rotinas pelo app de Alexa, ou desenvolvendo Skills, de forma que definem respostas ou ações personalizadas a partir de comandos que funcionam somente em seus próprios dispositivos e contas", declarou a Amazon em nota ao blog Tilt.

É possível criar diversas ações para a assistente virtual. Por exemplo, quando o usuário quiser se concentrar, ele pode programá-la para acionar uma playlist de ritmo lo-fi. Ao dizer “boa noite”, o usuário pode programar a assistente para apagar as luzes, através dos dispositivos inteligentes, pois a Alexa entenderá que é hora de dormir.

No caso do vídeo que viralizou, o rapaz criou uma rotina bem específica, em que a frase "Alexa, meu tio morreu hoje" disparava três falas em sequência. Ou seja, foi apenas uma simulação de conversa — não importa o que fosse respondido sobre ouvir uma piada, a assistente iria contá-la de qualquer forma.

Personalizando as rotinas com a Alexa através do app (smartphones iOS e Android)

1. Abra o app e toque em "Mais", no canto inferior direito e selecione "Rotinas";

2. Toque em "+", no canto superior direito;

3. Nomeie sua rotina;

4. Em "Quando isto acontecer", escolha qual interação vai disparar a rotina;

5. No caso de uma fala sua, vá em "Voz" e escreva o que vai dizer;

6. Toque em "Adicionar ação" e defina como a Alexa deve reagir: pode ser uma mensagem, uma das frases prontas dela, a reprodução de uma música e muito mais;

7. Para que ela diga algo totalmente personalizado, é preciso escolher "Mensagens" e "Enviar aviso";

8. Escreva o que ela deve falar, toque em avançar e escolha em quais dispositivos (caso tenha mais de um Echo), então avance novamente para confirmar;

9. Para fazer como no vídeo, com uma pausa entre frases, é preciso criar mais de uma mensagem;

10. Ao completar, toque em "Salvar", no canto superior direito, para que a rotina fique disponível. Ela pode ser desativada ou excluída a qualquer momento.


PUBLICIDADE