Divulgação/Sindmetro-PE
Categoria pede respostas do Governo Federal (Divulgação/Sindmetro-PE)

Cidades

Greve no metrô do Recife? Categoria cobra governo Lula

As principais reivindicações da categoria são ligadas ao pedido de desestatização do metrô

por Rachel Andrade | ter, 18/04/2023 - 16:18

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) agendou uma assembleia geral para ser realizada na próxima quinta-feira (20), a partir das 18h, na Estação Recife. As principais reivindicações são sobre o Plano de Recuperação do Metrô do Recife, e o Plano Nacional de Desestatização (PND).

O Sindmetro pede que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa responsável pela malha ferroviária no Recife, seja retirada do PND pelo Governo Federal, para que o sistema de transporte continue sendo público e estatal.

Ao LeiaJá, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, explicou que a categoria quer explicações por parte do governo federal sobre o PND, tendo em vista que algumas estatais foram retiradas da lista, mas a CBTU não foi.

“[O presidente Lula] se comprometeu com os trabalhadores que não iria privatizar. No entanto, aos estudos foi dado encaminhamento, e há prazo de conclusão. Então, nesse sentido os trabalhadores estão se sentindo assim, não posso dizer traídos, mas foram apunhalados covardemente pelo governo, porque a ação tomada pelo presidente foi um golpe para os trabalhadores e trabalhadoras da CBTU e da Transurb”, explicou Soares.

A expectativa é que o cenário mude, porém, caso não haja atualização, há um indicativo de greve para o dia da assembleia.

“Porque o presidente Lula se comprometeu em retirar a CBTU do PND e infelizmente isso não ocorreu. Então, vamos fazer uma grande assembleia e vamos fazer uma grande paralisação, porque o Lula precisa rever todo o seu posicionamento com relação à CBTU e à Transurb, principalmente o metrô do Recife”, declarou.


PUBLICIDADE