Cidades

Idoso infarta e é salvo por guardas municipais no Recife

Dois guardas municipais fizeram massagem cardiopulmonar no idiso até a chegada do Samu

| sab, 12/02/2022 - 16:12

Guardas municipais do Recife salvaram um homem de 66 anos que estava sofrendo um infarto no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste da cidade. 

O idoso Arlan Ferreira passou mal e sua esposa pediu ajuda. O caso aconteceu por volta das 17h da quarta-feira (10). Nas imagens, é possível observar quando começa uma correria e os funcionários do Compaz chamam os guardas para atender Arlan. Quem pediu socorro foi a esposa dele ao vê-lo passando mal sentado na cadeira. 

O guarda Anderson Felipe de Lira Cunha não encontrou a pulsação de Arlan, quando o colocou no chão e iniciou a reanimação cardiopulmonar. O procedimento foi revezado com o colega de farda, o guarda José Weverson de Santana. Foram três minutos de reanimação até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegar. 

"Foi gratificante ter ajudado uma pessoa que estava em um momento difícil, entre a vida e a morte, e auxiliado a tirar ele dessa. Conseguir naquele momento usar os parâmetros necessários e auxiliar para que ele permanecesse neste mundo. Depois entregamos na mão de Deus", contou Anderson, em entrevista ao G1.

A reanimação cardiopulmonar deve continuar até a chegada ou socorro, se houver reação da vítima. O Guarda Municipal Cláudio Luiz Gomes, afirmou que a técnica faz parte do curso de formação.

O Samu confirmou que o idoso sofreu um infarto. Arlan Ferreira precisou ser intubado e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Abdias de Carvalho, onde está em recuperação na UTI. 


PUBLICIDADE