Divulgação
Estado enviará a maior delegação do Nordeste para a etapa nacional (Divulgação)

Geral

Pernambuco encerra regional dos Jogos da Juventude em 1º

Equipes do Estado conquistaram oito medalhas, sendo cinco de ouro e três de prata

por Paula Brasileiro | ter, 24/09/2019 - 17:21

Pernambuco encerrou sua participação na fase regional dos Jogos Escolares da Juventude, nesta terça-feira (24), na primeira colocação do ranking. Tudo isso é fruto do excelente desempenho das equipes do Estado, que conquistaram um total de oito medalhas, sendo cinco de ouro e três de prata. Ao todo, Pernambuco será representado na maior competição escolar do Brasil com 14 equipes, chegando à sede do Nacional, em Santa Catarina, com a maior delegação do Nordeste nas modalidades coletivas. 

Vale destacar que, junto com o Ceará, Pernambuco  foi o estado que menos enviou competidores para esta fase, já que outros seis times já conseguiram classificação direta para a fase nacional por ter conseguido ficar entre os cinco melhores na edição passada dos Jogos. Ao todo, foram dez equipes. Ainda assim, nosso Estado foi o que mais chegou às finais do certame, mesmo competindo contra Alagoas, Sergipe e Bahia, que enviaram 16 times cada. 

Agora, a delegação pernambucana se prepara para embarcar rumo a Blumenau, em Santa Catarina, para o Nacional. A disputa desta etapa será realizada entre os dias 16 e 30 de novembro. Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem cerca de 2 milhões de jovens atletas nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas do País. Para a etapa nacional, estão sendo esperados 6 mil alunos/atletas, entre 12 e 17 anos, de todo o Brasil, competindo em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez e wrestling. 

“Estamos muito satisfeitos com o resultado do nosso Estado. Pernambuco foi campeão mais uma vez da etapa regional, mesmo já tendo seis equipes classificadas diretamente para o nacional. Fomos o Estado que mais disputou finais e, por consequência, o que obteve os melhores resultados”, comemorou o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amâncio. “Pelo segundo ano consecutivo, nosso estado conseguiu a liderança no Nordeste, e isso é fruto de muito esforço dos atletas, técnicos, escolas e do Governo de Pernambuco. O Estado tem crescido a cada ano no esporte escolar e se destacado em todo o Brasil. Esses números refletem um olhar especial sobre o esporte escolar”, complementou o executivo de Esportes, Diego Pérez. 

Confira abaixo os campeões: 

Basquete

Colégio Santa Emília (Fem/12-14 anos)

Colégio Salesiano (Mas/12-14 anos)

Colégio Agnes (Fem/15-17 anos)

Vôlei

CBV (Mas/15-17 anos)

Madre de Deus (Fem/12-14 anos)

Confira abaixo os vice-campeões:

Futsal

Colégio Elo (Fem/15-17 anos)

Handebol

Escola Estadual Custódio Pessoa (Mas/15-17 anos)

Colégio Santa Emília (Mas/12-14 anos)


PUBLICIDADE