Ray Evllyn
. (Ray Evllyn)

Educação

SJDH renova parceria de reinserção de reeducandos

Secretaria estabelece parcerias para oferecimento de cursos e empregos a egressos e reeducandos do regime aberto e livramento condicional

por | qua, 06/10/2021 - 17:12

*Por Thaynara Andrade

Nesta quarta-feira (6), o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, renovou o termo que estabelece a parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de São Paulo e os Institutos Paulistas Recomeçar e Ação pela Paz. As duas instituições, desde de 2020, vêm cooperando para redução da reincidência criminal no Brasil, através da oferta de cursos e oportunidades de emprego aos egressos e reeducandos do regime aberto e livramento condicional.

A partir da parceria com instituições de ensino e empresas públicas e privadas, a iniciativa já alcançou os números de 906 pessoas cadastradas para acompanhamento, 88 empregadas, 235 participaram de cursos de qualificação e 12 foram encaminhadas para curso superior.

Segundo um estudo levantado pelo Patrono Penitenciário, órgão de execução penal da (SJDH), apenas 1% dos reeducandos que trabalham voltam a praticar ações ilícitas, quando analisados os que não possuem ocupação formal, os números sobem para 8%.

A união entre os institutos têm o objetivo de reintegrar por meio da educação e qualificação profissional, esses homens e mulheres egressos e reeducandos do sistema prisional, de modo que eles possam vislumbrar novas perspectivas de vida.


PUBLICIDADE