Educação

Aos 11 anos, menina cria perfil para ensinar matemática

A estudante Ana Carolina, ensina, por meio de videoaulas, conteúdos completos da matéria no seu canal

por Ruan Reis | qua, 23/09/2020 - 10:34

A nova geração de estudantes está cada vez mais conectada e por dentro das redes sociais. O espaço, inclusive, já não serve mais apenas como passatempo, mas é usado para diversos fins, inclusive de estudos.  É o caso de Ana Carolina Felício, de apenas 11 anos, moradora da Tijuca, município localizado no Estado do Rio de Janeiro. A garota tem se tornado uma pequena grande professora de matemática para seus colegas.

Quem segue a menina no perfil do Instagram @matematicacomcarol, acompanha suas dicas para gabaritar as provas de matemática. Como se não bastasse, a pequena ainda ensina, por meio de videoaulas, conteúdos completos da matéria no seu canal no YouTube. Para Ana Carolina, o importante é ajudar os amigos e compartilhar conhecimento.

“Neste período tão difícil que estamos passando devido a pandemia, descobri que tenho prazer de ensinar. Coloquei em prática minha criatividade, fiz um canal nas redes sociais de matemática para ajudar as pessoas que têm dificuldade com a matéria e, tudo isso, ainda me ajuda a me dedicar aos estudos. Assim, fui capaz de exercer minha comunicação, perseverança e colaboração”, conta a Carol.

De forma altruísta, Ana Carolina, quando tinha 10 anos, começou a ensinar o que aprendia sobre a disciplina para ajudar seus colegas e diz como faz para se preparar: “Eu estudo as minhas disciplinas atuais e as passadas, observo as dificuldades de alguns amigos e coloco nos vídeos”, explica.

Incentivo

Há quem se engana achando que a iniciativa da pequena surpreende seus pais. Sua mãe, Ana Lúcia Felício, relata como se sente com a atitude da filha. “Nós enxergamos como uma atitude nobre porque saber ensinar é tão importante quanto saber aprender”. Ela ainda comenta: “Ela sempre gostou da disciplina e nós incentivamos muito a nossa filha a fazer os vídeos, mostrando a importância de ajudar o próximo”. Veja, abaixo, como a menina produz seus vídeos:

Além dos pais, a garota, com seu estilo "tiktoker", ainda recebe vários comentários positivos nos vídeos incentivando-a continuar produzindo. "Eu gosto dos seus vídeos", comentou uma internauta. "Agora sim eu aprendo matemática", disse a outra. Ana Carolina ainda recebe de seu público-alvo, os colegas de turma, um feedback gratificante. “As dicas dela ajudam a memorizar o conteúdo e ela explica muito bem”, disse uma das colegas de classe.

Sonho

As crianças possuem, essencialmente, o sonho de explorar o mundo, fazer novas amizades e se divertirem ao máximo. Assim como muitos outros, também é o desejo da pequena Ana Carolina. “Meu maior sonho é conhecer outros países, vários parques de diversões pelo mundo e conhecer minha banda preferida, Now United" Ela conta também o que pretende seguir profissionalmente quando for a hora. “Quando eu crescer tenho vontade de ser militar, médica e professora”, revela.


PUBLICIDADE