Pixabay
. (Pixabay)

Educação

Enem: Inep explica como devem ser as fotos dos candidatos

'Uma das novidades do Enem neste ano é a obrigatoriedade de inclusão da sua foto no ato da solicitação de isenção da taxa de inscrição', alertou o Instituto

por Ruan Reis | qua, 08/04/2020 - 15:04

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em sua página no Instagram, nesta quarta-feira (8), orientações sobre as fotos que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem fazer no momento de solicitar a isenção da taxa de inscrição. “Uma das novidades do Enem neste ano é a obrigatoriedade de inclusão da sua foto no ato da solicitação de isenção da taxa de inscrição em nosso sistema. Só assim o processo será concluído com sucesso”, publicou o Inep.

Segundo as orientações do órgão, os candidatos devem anexar no sistema sua foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. “O upload de foto no sistema é obrigatório para concluir os processos de solicitação de isenção e justificativa de ausência”, orientou a organização da prova. 

No post, o Inep ainda alerta aos candidatos que a fotografia deve mostrar os rostos. “Com uma boa iluminação e foco, nos formatos de arquivo JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas. A foto vai facilitar o processo de identificação e ampliar a segurança", acrescentou o órgão.


PUBLICIDADE