Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo
(Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo)

Educação

Inep divulga edital do Enem 2020

O período para as solicitações de isenção começam a partir de 6 de abril

por Maya Santos | ter, 31/03/2020 - 09:31

Mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem seu calendário mantido. Nesta terça-feira (31), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou os editais das versões impressa e digital da prova. A partir de 6 de abril começa o período de solicitação de isenção, cujo prazo vai até o dia 17 do mesmo mês.  

Candidatos isentos da taxa de inscrição em 2019, que não compareceram a nenhum dos dias de aplicação do exame, mas desejam solicitar neste ano novamente a isenção, devem justificar o motivo da ausência, podendo ser realizado através da página do participante. 

A isenção pode ser solicitada por estudantes no último ano do ensino médio de escolas da rede pública; quem cursou todo ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular com renda, por pessoa, igual ou menor a um salário e meio; ou ainda pessoas de baixa renda, informando o Número de Identificação Social (NIS), com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou mensal de até três salários mínimos.

LeiaJá também: Candidato com Covid-19 poderá ter reaplicação do Enem

A taxa de inscrição é no valor de R$ 85, que deve ser pago até 28 de maio. Os resultados da isenção serão divulgados em  24 de abril. O período para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1 de maio, e os resultados finais serão disponibilizados em 7 de maio.

O calendário vale para as duas versões do Enem. Vale ressaltar que os candidatos que optarem pelo Enem 2020 impresso, não poderá participar do Enem 2020 digital, o processo após concluído segue inalterado. 

O Inep afirma que não ocorreu alterações na estrutura do Enem. Ainda acrescenta que para a versão digital serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela modalidade.

Confira calendário do Enem 2020 abaixo: 

Isenção e justificativa - 6 a 17 de abril 

Período de inscrições - 11 a 22 de maio 

Pagamento de taxa - 28 de maio 

Cartão da inscrição - após dia 21 de setembro 

Aplicação (Enem digital) - 11 e 18 de outubro 

Aplicação (Enem impresso) - 1 e 8 de novembro

Resultado - 15 de janeiro

Resultado (treineiros) - 15 de março

LeiaJá também

-> Mesmo no Enem Digital, 'redação ainda será impressa'


PUBLICIDADE