Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Educação

MEC divulga tema da redação do Enem 2019

Cobrada neste domingo (3) pelo Exame, produção textual tem grande peso nas notas dos candidatos

por Nathan Santos | dom, 03/11/2019 - 14:00

Fim do suspense. O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no início da tarde deste domingo (3), o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019. A divulgação foi feita por meio das redes sociais da pasta, assim que a organização do processo seletivo deu início, em todo o Brasil, à aplicação das provas que começam hoje.

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” é o tema da redação do Enem 2019. Além da produção textual, os candidatos enfrentam 90 questões distribuídas entre as áreas de Ciências Humanas e Linguagens, durante cinco horas e 30 minutos.

No Enem 2018, o tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Ano passado, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização da prova, mais de 112 mil estudantes zeraram o texto e apenas 55 alcançaram mil, a nota máxima.

O segundo dia de provas do Enem 2019 será em 10 de novembro. Os participantes terão questões de Ciências da Natureza e matemática.

LeiaJá também

--> Enem 2019: ambulantes esperam boas vendas antes da prova

--> Candidatos do Enem lotam a Avenida Guararapes, no Recife

--> Verdades e mitos da prova do Enem

--> Cursando medicina, fera tenta Enem para voltar para casa

--> Estudante faz Enem no dia de seu aniversário

--> Professores se sentem cobrados a acertar tema da redação


PUBLICIDADE