divulgação

TV e Famosos

Apple, uma das campeãs em merchandising editorial

Era Steve Jobs foi marcada pela credibilidade da marca em diversos filmes e seriados

| qui, 06/10/2011 - 11:46

Elle Woods retira um laptop laranja de sua bolsa para assistir as aulas de Direito no filme “Legalmente Loira”, assim como a jornalista Carrie Bradshaw, do seriado “Sex and the City” escreve linhas e mais linhas em seu inseparável companheiro de trabalho. Sheldon, Leonard, Howard e Raj não exitam em demonstrar produtos como os iPod classic, MacBook Air e iPhone 4 desde a primeira temporada da série geek “The Big Bang Theory” (a segunda temporada, inclusive, contou com a participação Steve Wozniak, co-fundador e amigo pessoal de Steve Jobs desde o início da Apple). E o que dizer do Dr. House, que além de utilizar os produtos da marca ainda tem uma referência na foto-divulgação do seriado, com a maçã mordida?

Segundo a Brandchannel, site de consultoria responsável por dimensionar a popularidade de marcas famosas, a Apple conseguiu inserir seus computadores e gadgets em 30% dos filmes de sucesso dos Estados Unidos.

Segundo as contas do site, entre 2001 e 2010, dos 334 filmes que ficaram em primeiro lugar na bilheteria americana, 112 tinham merchandising da Apple. Só no ano passado, dos 33 filmes que alcançaram o primeiro lugar nas bilheterias americanas, 10 deles contavam com a empresa de Jobs em suas cenas, que só perde no mercado cinematográfico para a concessionária Ford (em primeiro lugar, com 144 filmes). O terceiro lugar é da empresa Coca-Cola, com 96 filmes.

Pois é, a famosa maçã da Apple não é apenas cultuada em megastores ou ambientes acadêmicos na área da tecnologia. Um nicho forte, e que cada vez mais se nutre da “fruta proibida” de Steve Jobs é o merchandising editorial, aquela famosa “palhinha” do produto da marca em filmes e seriados, como se “nada estivesse acontecendo”. 

Confira uma lista feita pelo site “The Awl” com as 14 colocações mais marcantes dos produtos Apple no mundo do entretenimento:
1. O Incrível Robô (Short Circuit) - 1986
2. Mais do Que Você Imagina (My Mom's New Boyfriend) – 2008
3. Código de Conduta (Law Abiding Citizen) - 2009
4. Série de TV Rush Limbaugh (1992 - 1996)
5. Imagine só (Imagine That) – 2009
6. A perseguição final (Blade: Trinity) – 2004
7. Sex and the Citty – Filme e seriado
8. Wall-E (2008)
9. Motoqueiros Selvagens (Wild Hogs) - 2007
10. NBC em diversos seriados (Parks and Recreation, The Office, 30 Rock, Late Night with Jimmy Fallon)
11. Legalmente loIra (Legally Blonde) – 2001
12. Na música "Appetite", de Usher, que diz "My Mac is in my backpack / I'm surfing on the sites / I'm chatting, this ain't cheating / Just telling myself a lie"
13. Zoolander – 2001
14. Crepúsculo (Twilight) - 2008


PUBLICIDADE