Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Educação

Formato do Enem irá mudar em 2019

A partir da edição de 2019, os cadernos de provas não terão folhas de rascunho personalizadas impressas

por Camilla de Assis | seg, 11/03/2019 - 15:45

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adaptado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir da edição de 2019, os cadernos de provas não terão folhas de rascunho personalizadas impressas. A medida faz parte do Processo de Modernização do Inep, que prevê economia nos gastos públicos.

Conforme divulgado pelo instituto, os cadernos de questões do Enem serão diagramados novamente e passarão a ter mais espaços em branco para que, segundo o Inep, o estudante tenha onde realizar a redação e demais cálculos.

Outra novidade é que haverá mudança no procedimento de coleta de dado biométrico. O Inep adotará, a partir desta edição do Enem, uma pequena esponja que permite a coleta digital e pode ser usada mais de três mil vezes. Até então, o processo era feito por meio de uma lâmina de grafite, individual.

A redução de custos do governo também vai alterar as formas de capacitação dos colaboradores envolvidos nas aplicações das provas. Os participantes do projeto fazem cursos a distância e presenciais. Com as novas medidas de corte de gastos, as aulas EAD serão ampliadas e as presenciais terão necessidade revisada. Segundo Inep, a medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios.

Idealizador do Programa, o presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, vê a atitude como evolução para os cofres públicos. “Essa redução de custos, de R$ 42 milhões, pode ser ainda maior. Ao longo do ano, com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep”, afirmou, segundo assessoria de imprensa.


PUBLICIDADE