Educação

Novo ano letivo: veja expectativa de quem fará vestibular

Os estudantes do 3º ano do ensino médio relataram ao LeiaJa.com a expectativa para o último ano escolar

por Fábio Filho | sex, 01/02/2019 - 08:34

Boa parte das escolas da rede particular de ensino do Recife iniciaram as aulas do ano letivo de 2019 nesta sexta-feira (1). Confira a expectativa dos estudantes do 3º ano do ensino médio para o último ano de atividades escolares.

Os alunos afirmam que uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal objetivo do ano letivo. Para a estudante Beatriz Batista, de 15 anos, que pretende ingressar no curso de direito, o último ano na escola é essencial para futuro de sua vida profissional. “Eu espero que seja um ano bastante produtivo e que eu consiga focar nas disciplinas que tenho mais dificuldades. Quero cursar direito e para conseguir uma vaga na universidade sei que tenho que me esforçar bastante nesse ano”, disse.   

Com a volta às aulas, a ansiedade dos estudantes com os desafios de mais um ano letivo deve ser controlada sem maiores danos aos alunos. A psicóloga Ana Paula Ferreira recomenda que os estudantes conciliem os estudos com horários de lazer e prática de atividades físicas.

“É recomendável para o início do ano letivo que o aluno trace um planejamento com seus horários de estudo, montando uma sistematização desses horários, conciliando estudo com lazer. Para combater a ansiedade é importante que o estudante pratique alguma atividade física durante a semana e tenha um bom horário de sono para ajudar a restabelecer a rotina. O aluno que tem convívio social, que pratica esporte, que dorme bem e se alimenta de maneira saudável, tem mais chances de absorver os conteúdos dados em sala de aula”, ressalta a especialista.

 


PUBLICIDADE